sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Do que vi das Eleições 2014

Em véspera de eleição eu não me preocupo tanto com o resultado. Mas com a apatia e forma de muitos cidadãos brasileiros que votam nas coxas ou por ideologias que lhes são convenientes. Em campanhas eleitorais são mais passionais do que racionais. Parecem fanáticos torcedores de futebol. Nossos problemas podem ser resolvidos com o uso correto do dinheiro público. Por pessoas honestas e que trabalham por amor à sua profissão e patriotismo. Mas os eleitores esperam que tudo sejam resolvidos por um grupo de políticos (esquerda, centro e direita) que só pensam em seu bem estar. Brasileiros nunca foram ensinados a pensarem ou foram ideologizados por seus líderes. Senão não estaríamos onde estamos: atrasados, endividados, segregados, intolerantes e dependentes do Estado. Notícias como corrupção, a invasão de estrangeiros "exilados", fronteiras desguarnecidas e de células radicais extremistas no nosso país passaram longe da pauta dos candidatos. E os eleitores esperam que os próximos 4 anos demorem a chegar - exceto para a Copa do Mundo.
Foto: http://5minutosdebobagem.blogspot.com.br/2012/05/serie-politica-verdade-sobre-o-voto.html

Pensador

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A infância e a adolescência acabaram! "Viva a adultização!"


Há um bom tempo percebi a mudança na programação da TV, principalmente no período da manhã. Até o meio-dia eram garantidos os programas infantis apresentados por jovens ou palhaços, com gincanas, presentes, dicas culturais e até aconselhamentos. Foram substituídos por programas popularescos, esportivos, entrevistas e jornalismo.
Acabei de ler um artigo no blog do Guy Franco chamado "Para o bem das crianças, inviabilizaram a programação infantil na TV." Relata a Lei 5921/2001 aprovada recentemente que proíbe a publicidade para o público infantil. A argumentação de consumismo deste público também não contempla os adultos que são estimulados diariamente a comprarem bebidas alcoólicas, refrigerantes e produtos sensuais, o que é um grande absurdo.
Vim da geração onde assistíamos Bozo, Xuxa, TV Colosso e desenhos. Onde os meninos podiam empinar pipa e as meninas a pularem corda. 
O que é para ser uma solução gerou problemas. Poucos pais podem adquirir DVD ou tevê paga com conteúdo infantil, onde em pleno século XXI as crianças já não brincam mais nas ruas e parques tomados pela insegurança. O que não impedem há décadas e cada vez mais que adolescentes precoces tomem comportamento e vícios de adultos. Fumam, bebem, trajam e dançam eroticamente, engravidam, roubam, estupram e matam. E ainda são amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei Menino Bernardo (Lei da Palmada) 7672/2010.
O Governo Federal, incapaz de resolver os problemas da educação, segurança pública, sedentarismo e ociosidade dos jovens agora quer ser o tutor dos nossos filhos. A infância e a adolescência acabaram! "Viva a adultização!"

Pensador

segunda-feira, 14 de julho de 2014

O ópio do mundo chegou ao fim

Demorei um pouco mas estou de volta.
Copa do Mundo no Brasil 2014. 
Dia 08 de julho: Alemanha 7 x 1 Brasil.
Dia 12 de julho: Holanda 3 x 0 Brasil.
Resultado: Brasil 4.º lugar na classificação geral. Não pude esperar muito de um treinador ultrapassado e dos seletos jogadores preocupados com campanhas publicitárias e midiáticas. Muitos já devem estar de clubes e salários novos.
O alemão Mario Goetze fez o gol do título na prorrogação no Maracanã onde nossa presidente foi vaiada mais uma vez ao entregar a taça. Outro cenário lamentável foram nossos hermanos argentinos envoltos em brigas no Rio de Janeiro e em seu próprio país - tão endividado quanto o nosso. 
Não posso passar despercebido que durante o evento Copa do Mundo não foi noticiado amplamente o genocídio na Faixa de Gaza onde civis palestinos morrem ou tem seus entes sequestrados por motivos sócio, políticos, econômicos e religiosos. A vida de outrem não vale nada.
Voltando ao Brasil foram gastos bilhões do povo brasileiro - direta ou indiretamente - pra fazermos a festa, servirmos a mesa e poucos se fartarem dela.
Ressaca pós-Copa volto a assistir a tevê e o que encontro:
Crimes passionais e banais ressurgem e estampam o noticiário, pacientes clamando por atendimento nos hospitais, o trânsito caótico das grandes cidades e o trabalhador voltando pra casa no coletivo apertado. 
O legado da Copa: quem vai pagar a conta? Adivinha?
Foi a Copa das Lamentações. O ópio do mundo chegou ao fim. 

Pensador

http://dicionarioinformal.com.br/´
2. ópio - Ópio é uma droga, que foi muito famosa na China, e divulgada em filmes sobre esse país, como sendo antigamente usada por esse povo, para esquecer os problemas.

terça-feira, 8 de julho de 2014

NÃO SOMOS TODOS UM!


Estamos em véspera de semifinal de Copa do Mundo do Brasil 2014.
Brasil x Alemanha, as 17:00 no estádio do Mineirão.
Poderia comentar sobre: a abertura do evento questionável; o exoesqueleto esquecido, as vaias à presidente, a boa e psicologicamente insegura seleção; idolatria e tietes; arbitragens polêmicas; chip na bola; a zebra da Copa e o fiasco das potências,
a mordida de Luiz Suárez, a comoção da fratura do Neymar...
Tem tanta coisa pra falar sobre a Copa do Mundo e pouco se fala do Programa Nacional de Participação Social (PNPS); a aprovação do Plano Diretor da cidade de São Paulo sob pressão do Movimento dos Trabalhadores sem Terra(MTST); da crise da água em São Paulo; o transtorno dos moradores no boêmio bairro da Vila Madelena; a queda do viaduto do PAC para mobilidade em BH vitimando 2 pessoas e ferindo outras 20; as enchentes castigando municípios do Sul do país; a crescente prostituição infantil; o aumento no consumo de drogas, roubos, furtos e violência...
Ufa! Chega, né?
Em 5 dias descobriremos o campeão. Não arrisco palpite. Apenas sei que NÃO SOMOS TODOS UM! CADA UM POR SI E DEUS PARA TODOS. E um saldo enorme de embriagados e vítimas da ignorância e ambição alheia. 
Aguardemos o desfecho dos próximos dias e horas.

Pensador

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Opinar, gritar ou calar-se?

Opinar, gritar ou calar-se? 
Eu me faço estas perguntas frequentemente.
No mundo atual onde é grande o volume de informação é difícil ter opinião formada sobre muitos assuntos. Vários deles são meros achismos ou palpites.
Opinião que muda rapidamente porque o mundo está em constante mudança e quando a pessoa aceita novos fatos e argumentos.
O que não muda é a vontade do cidadão brasileiro de opinar, de se expressar e de se posicionar perante a sociedade. Sabe que independente de sua raça, credo, condições sociais, entre outras, precisa se manifestar - democraticamente, é claro.
Vê passivamente lhe dizerem o que deve fazer ou o que é melhor para ele, para todos ou para alguns. 
Martin Luther King disse: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." - também acho.

Aquele que está cansado da omissão social grita, se excede e perde a razão. Tratado como louco, estúpido e ridicularizado prefere ficar calado. Mas ele pode estar certo. Precisamos saber ouvir.
Quem opina precisa ter bons argumentos, boa cultura, com hábito na leitura e vivenciar experiências. Leva tempo.
Enquanto não ouço o grito dos bons ouço o grito dos inocentes, dos oportunistas e dos idiotas úteis.  
O que tiro disso é que a verdade e o conhecimento nos liberta e eu as buscarei sempre. Posso opinar e não precisarei tão cedo gritar. 

Pensador

Antes que eu me esqueça segue abaixo a Lei da Liberdade de Expressão pois resolvi opinar e me expressar:

Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Que a luz brilhe hoje e sempre

Hoje estamos em um ano e momento muito conturbado.
Muitos feriados, polêmicas, manifestações sociais, Copa do Mundo, véspera de eleições, entre outros assuntos.
Tudo isso gera incertezas, estresse, medo e indignação. 
Mexem com nossos ânimos.
Podemos querer não discuti-los mas não ignorá-los.
Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo mas o pão de cada dia e nossas contas são sagradas. É a "vida de gado" do trabalhador.
Num país onde poucos tem acesso à informação, aos seus direitos e a qualidade de vida é natural o pouco interesse. 
Sendo assim começa atingir os nossos lares - pais, filhos, irmãos, avós, cônjuges... - nosso alicerce.
Façamos dos nossos lares uma fortaleza contra o ódio, a intriga, a discórdia, o preconceito, a violência e a ignorância.
E que a luz do conhecimento e do amor, do respeito, do perdão, da tolerância, da gratidão, da caridade e da fraternidade brilhe intensamente em nossas mentes, almas e corações hoje e sempre.  

Pensador

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Apresentação

Era uma vez, um internauta que queria se expressar e criar um blog... Sou eu mesmo.
Penso, logo existo! Conhece esta frase?
Um oferecimento de René Descartes.
Preciso me apresentar: Me chamo Pensador. Muito prazer!
Ainda assim me falta opinar, expressar minhas ideias, pensamentos e sentimentos.
Resolvi Opinar: qual a razão? Exercer meu direito de expressar, aprender e não ser um "idiota útil".
Seja pra comover, desabafar, animar, polemizar. Enfim, para opinar!
Preciso me comunicar, todos precisamos. Faz parte da sociedade e da civilização.
Mudamos muito nossa forma de comunicarmos.
Somos o emissor e o receptor mas o canal é tecnológico.
Francamente...  prefiro comunicação "à moda antiga", em lugares públicos, envolto de amigos e familiares.
Fica aqui meu cartão de apresentação.
Logo voltarei pra falar de algum assunto banal ou importante. 
Seja pra sorrir ou chorar, desabafar, animar. Enfim,  para opinar!
Não garanto diversão, conhecimento e cultura. Vamos trocar umas ideias.
Com respeito mútuo, fique a vontade!

Pensador
resolviopinar@gmail.com - http://www.twitter.com/resolviopinar