segunda-feira, 30 de junho de 2014

Opinar, gritar ou calar-se?

Opinar, gritar ou calar-se? 
Eu me faço estas perguntas frequentemente.
No mundo atual onde é grande o volume de informação é difícil ter opinião formada sobre muitos assuntos. Vários deles são meros achismos ou palpites.
Opinião que muda rapidamente porque o mundo está em constante mudança e quando a pessoa aceita novos fatos e argumentos.
O que não muda é a vontade do cidadão brasileiro de opinar, de se expressar e de se posicionar perante a sociedade. Sabe que independente de sua raça, credo, condições sociais, entre outras, precisa se manifestar - democraticamente, é claro.
Vê passivamente lhe dizerem o que deve fazer ou o que é melhor para ele, para todos ou para alguns. 
Martin Luther King disse: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." - também acho.

Aquele que está cansado da omissão social grita, se excede e perde a razão. Tratado como louco, estúpido e ridicularizado prefere ficar calado. Mas ele pode estar certo. Precisamos saber ouvir.
Quem opina precisa ter bons argumentos, boa cultura, com hábito na leitura e vivenciar experiências. Leva tempo.
Enquanto não ouço o grito dos bons ouço o grito dos inocentes, dos oportunistas e dos idiotas úteis.  
O que tiro disso é que a verdade e o conhecimento nos liberta e eu as buscarei sempre. Posso opinar e não precisarei tão cedo gritar. 

Pensador

Antes que eu me esqueça segue abaixo a Lei da Liberdade de Expressão pois resolvi opinar e me expressar:

Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.